Captura de Tela 2022-05-26 às 10.55.19

Erica ou um membro do nosso time irá retornar para você em breve.

Como funciona o marketing digital

O Marketing Digital é um conceito que surgiu junto com a ascensão da internet e, claro, com a capacidade das pessoas de comprar produtos por causa dela. De forma geral, o marketing digital é a maneira de promover produtos, marcas e até mesmo serviços por meios digitais – antes, tínhamos os portais como precursores, depois, os sites e blogs e, hoje, as mídias sociais entraram na jogada e temos um mix de canais digitais onde é possível promover um produto ou um serviço de maneira bastante simples e relativamente mais barata, especialmente se compararmos com as grandes mídias, como a televisão, por exemplo.

No texto de hoje, vamos desbravar o mundo do marketing digital, explicando alguns conceitos a respeito deste assunto, de uma maneira objetiva e de fácil entendimento. Você vai entender se vale a pena investir no Marketing Digital e como isso é possível nos dias de hoje. Veja abaixo!

O que é o marketing digital e como funciona?

O Marketing Digital é, no seu conceito básico, a promoção de marcas, produtos e serviços em meios digitais. De forma geral, são todos os anúncios e esforços para se vender por meio de canais online, como:

  • Blog
  • Site
  • Portais
  • Redes Sociais
  • Redes Sociais de Vídeos, como Youtube
  • Aplicativos

Se antes, a forma mais comum de fazer parte era no chamado Marketing Offline, fora da internet, hoje, o ambiente digital já se consagrou como um dos mais importantes para atrair clientes e fechar vendas.

E, não pense que apenas marcas grandes utilizam do marketing digital para se divulgarem! Hoje, temos ONGs, universidades, empresas diversas – pequenas e grandes – utilizando a internet como forma de consolidar suas marcas, ganhar clientes e vender mais.

Para entendermos como funciona o Marketing Digital, basta pensarmos no conceito de marketing de antigamente, porém, com os canais modernizados. E, como já era de costume, existem inúmeras frentes que fazem parte de uma estratégia de Marketing Digital, como vamos entender mais abaixo.

Por isso, a contratação de uma Agência especializada faz toda a diferença para garantir que o seu negócio realmente consiga o melhor resultado das ferramentas que hoje temos à disposição.

Marketing Digital o que é como funciona

O que é preciso para fazer marketing digital?

Se pudéssemos resumir o marketing digital em uma palavra, seria: conhecimento. São inúmeras ferramentas e estratégias que, juntas, podem consolidar uma empresa na internet e garantir que ela tenha os resultados esperados. Dentre esses resultados, estão:

  • Vender mais seus produtos, sejam eles físicos ou digitais.
  • Atrair clientes para sua empresa, como uma academia que deseja mais alunos.
  • Consolidar sua marca como autoridade no seu nicho.
  • Conseguir explicar aos seus clientes o seu produto ou serviço de maneira didática e clara.
  • Ter acesso em seus vídeos para rentabilizá-los pelo youtube.
  • Ter acesso em seu site para vender espaço, anúncios ou ser afiliado.

Para isso, o conhecimento vai ser fundamental. É preciso uma equipe multidisciplinar para que seja possível fazer um trabalho de qualidade, que resulte em bons números que, por sua vez, vão resultar em aumento de rendimento ou de visibilidade.

Abaixo, vamos falar abaixo de alguns conceitos muito importantes do Marketing Digital e que é preciso compreender ao menos um pouco para adentrar neste universo. São eles:

1- Persona

A Persona é um conceito muito difundido no Marketing Digital e que se assemelha ao público-alvo. A persona é um personagem, criado a partir da análise dos consumidores de uma marca, uma espécie de comprador que une todas as características do seu público. Com a criação de personas, as estratégias são mais claras e direcionadas, facilitando a conversão para uma compra.

2- Lead

Os Leads são os potenciais compradores, pessoas que entram em contato com a empresa, seja por um formulário de e-mail ou telefone, em busca de mais informações sobre o produto ou serviço. É preciso fazer o Lead chegar até você, por meio de blog, redes sociais ou outros formatos de mídias, e saber como convertê-lo em uma venda, com um time comercial adequado.

3- Landing Page

Além de um site convencional, é comum que uma boa estratégia de Marketing Digital seja por meio de Landing Pages. De forma simples, elas são páginas voltadas para a captação dos leads que citamos acima, onde um potencial lead entra, deixa o seu contato por causa do texto persuasivo que ele encontra e pode comprar o produto.

Também há Landing Pages com o intuito de venda direto, com botão de compra na própria página, ao invés do formulário. Seja qual for a estratégia, é preciso ter um bom texto, um bom design e uma programação excelente na página, deixando-a rápida, simples e persuasiva.

4- SEO

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa a otimização para os mecanismos de busca, mais precisamente o Google. Com o SEO, o usuário chega até um site sem que seja preciso comprar anúncios para isso, ou seja, por meio de uma pesquisa 100% orgânica. De modo geral, o SEO tem como estratégias:

  • Conteúdo no site com riqueza de palavras-chave e otimização para os mecanismos de busca.
  • Melhorias da rapidez das páginas, com mudanças na programação e indexação.
  • Melhorias no visual da página, deixando-a mais harmônica e moderna.
  • Estratégias de backlink, ou seja, quando um outro site faz um link para o seu, por meio de textos.
  • Entre outras estratégias que ajudam muito no processo de receber visitas orgânicas no site.

5- Redes sociais

Dentro do Marketing Digital, a maior novidade está nas redes sociais, como InstagramFacebook e Linkedin – além de Twitter e até aplicativos mais recentes, como o Tik Tok. Nesses locais, o Marketing Digital segue uma linha diferente, por meio de anúncios, páginas com conteúdo interessante, stories interativos e outras estratégias que ajudam no processo de conversão até a venda.

Vale dizer que cada rede social tem o seu estilo e que é preciso saber o tom de cada uma delas para conseguir atingir as suas personas sem erro.

6- A união faz a força

Em resumo, o Marketing Digital ideal é aquele que une todas as estratégias possíveis, claro, sempre dentro do orçamento do cliente. Nem sempre uma mídia é melhor do que a outra, mas, unidas, elas fazem a diferença.

Gostou de saber um pouco mais sobre Marketing Digital e como ele funciona? Entre em contato conosco para mais informações! Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Continue lendo

Outros artigos