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Qual o futuro do marketing na atualidade?

Qual o futuro do marketing pós-pandemia? – Por Erica Gomes

Já sabemos o quanto a pandemia do Covid-19 mudou tudo, desde a forma como as pessoas buscam informações, se comunicam e até compram. Essas mudanças significam que as marcas precisam repensar como comercializam para os clientes e encontrar novas maneiras de fidelizar.

Paralelamente, a forma como as pessoas trabalham nas empresas mudou radicalmente. Os dias das 9h às 18h no escritório se foram, para serem substituídos pelo trabalho remoto e híbrido. Essa mudança drástica forçou as empresas a reavaliar como as equipes podem se comunicar e trabalhar juntas para impulsionar o sucesso dos negócios.

Como as marcas ainda estão aprendendo a lidar com essas mudanças, quais impactos podemos notar nas atividades de marketing digital de hoje e de amanhã? Nossas experiências revelam desenvolvimentos significativos que as empresas precisam considerar à medida que se esforçam para prosperar em um mundo pós-pandemia, com transformações e mudanças praticamente diárias.

Como sua empresa está lidando com o futuro do marketing?

Considerando todo o cenário, a primeira recomendação é: concentre-se em seus clientes existentes. Os clientes que permaneceram fiéis a você durante a pandemia devem ser sua principal prioridade antes mesmo de começar a pensar em atrair novas vendas. Um bom lugar para começar é criar serviços e campanhas que visam suas novas necessidades, mas se você quiser ir além, deve realmente recompensar esses clientes fiéis por permanecerem com seus negócios nesses tempos difíceis. Cartões de desconto, produtos gratuitos e merchandising oficial são ótimas maneiras de mostrar seu apreço.

Revisitar sua persona também é uma excelente maneira de prosperar. Comece repensando quem é seu público-alvo pós-pandemia, porque suas ideias antigas sobre isso provavelmente se tornaram obsoletas pela pandemia. Dados demográficos, como idade e sexo, não são mais os fatores mais importantes na determinação. Agora, as mensagens precisam estar mais alinhadas com as situações e valores das pessoas.

Busque por clientes que se concentram na funcionalidade e acessibilidade do produto em vez de marcas, nos interessados ​​em proteger a sua saúde, escolhendo produtos seguros e minimizando os riscos nas compras ou aqueles que são mais conscientes da proteção do meio ambiente, por exemplo.

Concluir sua mudança online é igualmente crucial. Se você passou a maior parte de 2020 e 2021 lutando para colocar sua operação online o mais rápido possível, provavelmente percebeu que alguns sacrifícios possivelmente foram feitos durante essa grande migração.

Agora é a hora de pegar algumas dessas peças que foram sacrificadas e incrementar o negócio. Sua tecnologia atende o negócio 100%? Não? Então corra para fazer isso acontecer. Sim? Excelente. Agora, é hora de focar em pessoas e humanizar o atendimento, aumentar velocidade de respostas e abraçar seu cliente.

Tecnologia no futuro do Marketing

Exatamente por isso, uma das partes mais importantes do seu plano de marketing online é a jornada do seu cliente ou o caminho projetado para levar visitantes online da sua página de destino até a página de checkout. Os comportamentos online de seus clientes em potencial definitivamente mudaram desde o ano passado e é importante que você ajuste a jornada do cliente de acordo. Isso ajudará você a gerar mais vendas.

Investir, cuidar e incrementar toda a sua operação online inclui também cuidar da sua estratégia de marketing digital. Só tome cuidado para investir nas plataformas e palavras-chave corretas, pois desperdiçar dinheiro com anúncios online é muito fácil.

Marketing no mundo pós-pandemia significa aceitar que sua antiga estratégia não é mais viável. Por outro lado, o futuro do marketing é investir tempo na elaboração de um novo plano que leve em consideração os novos comportamentos, necessidades e desejos que seus clientes já estão exigindo.

 

 Erica Gomes é Partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia – empresa que compõe o ecossistema de negócios Startwp. Pós-graduada no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Jornalismo pela ESAMC-SP e técnica em TI pelo CEMEP-SP.

Possui cursos de extensão em Marketing Digital, Métricas de Comunicação e Marketing, copywriting, especialista em Marketing de Conteúdo, além de especialista em Produção de Conteúdo para a Web. Tem ampla atuação na área de comunicação e marketing, com cerca de 10 anos de experiência.

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